As Distâncias e a Óptica

Quem usa ou já usou lentes de contato, no caso de um grau maior de miopia ou de hipermetropia, deve ter notado, sem que ninguém explicasse a razão, porque há uma diferença do grau para óculos, do grau para lentes de contato .
Os fenômenos por trás disto chamam-se convergência e divergência.
Os raios que passam através das lentes de miopia sofrem divergência. Isto é, quando os raios de um objeto a distância de um míope atravessam as lentes dos óculos, eles sofrem divergência.
Para a imagem que, ao invés de se focalizar na retina, se focaliza antes da retina, se tornando desfocada, para ela se focalizar corretamente na retina, uma lente divergente terá que ser usada. A lente “de miopia”.
Se o míope usa óculos, a distância entre a lente dos óculos e a retina é uma. Mas se usa lentes de contato, a distância será menor, pois a lente de contato está em cima do olho. Por isso o grau da lente de contato não precisará divergir tanto quanto a lente dos óculos, sendo, portanto indicado um grau menor do que o dos óculos.
E para o presbíope, ocorrerá o contrário. Aqui as lentes indicadas serão as convergentes que irão trazer o foco que está além da retina para se focar na retina.
Para miopia lentes (-) negativas.
Para hipermetropia lentes (+) positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *