Vamos estudar um pouco sobre o Cristalino?
O Cristalino é uma espécie de ‘lente’ transparente e flexível que está localizada atrás da pupila, dentro de uma cápsula. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual, realizado com o auxílio do corpo ciliar.
Ele tem a capacidade de aumentar e diminuir seu poder dióptrico para focar, nitidamente, os objetos observados.
Ele tem aproximadamente 20 dioptrias (o que equivale a uma lente de oculos com um grau de + 20).
Mas o cristalino tem uma peculiaridade exclusiva! Ela tem a capacidade de aumentar e diminuir sua própria esfericidade para aumentar ou diminuir seu grau , dependendo da vontade de se estar desejando focar sua visão para longe ou para perto. Como uma resposta involuntária.
Quando se dirige a visão para perto ela aumenta sua esfericidade para permitir o aumento do grau para aproximadamente, 22,5 dioptrias.
Com a idade do ser humano aumentando (para aproximadamente 40 anos) a capacidade de aumentar a esfericidade e, consequentemente, o grau do cristalino, diminui e ao olhar para perto a visão não consegue focalizar objetos próximos, principalmente a leitura. Por isso o indivíduo afasta o objeto que deseja focalizar, principalmente, a leitura de um livro, um jornal ou o celular.
Com a idade ultrapassando os 42 anos, aproximadamente, o uso de óculos para leitura, de mais ou menos 2 graus positivos se torna indispensável.
No caso de um míope de aproximadamente até – 3 graus ocorre o inverso. Quando o míope com mais de 40 anos retira seus óculos, ele enxerga melhor devido a compensação da diferença entre ele com óculos (sofre o efeito da perda da esfericidade do cristalino) tira os óculos com as lentes negativas, passa a enxergar tudo nítido para perto.