Quais são os tipos de lentes de óculos de grau?
Quando você encomendar seus óculos, a ótica só vai apresentar as lentes para o caso específico de cada um. Será de acordo com a receita do oftalmologista ou ao medir as lentes que estão sendo usadas.
Nesse artigo explicaremos sobre esses três tipos de lentes: as monofocais, bifocais e multifocais.
Cada uma dessas lentes possui suas próprias características e é importante conhecê-las para proporcionar aos seus olhos um maior conforto.
Confira abaixo!
Lentes monofocais
A lente monofocal, como já diz parte do seu nome, possui somente um foco de visão, que pode ser tanto para perto quanto para longe. Ou seja, o objetivo delas é corrigir problemas de visão como miopia (dificuldade de ver de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) ou astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e longe).
O único fator que muda em cada caso é que, por exemplo, para corrigir a hipermetropia, é utilizado lentes convergentes. Já para miopia são utilizadas lentes divergentes.
Lente bifocal
Diferente das lentes monofocais, a lente bifocal acompanha dois pontos focais, para perto e para longe. Ou seja, elas são ideais para pessoas que têm dificuldade para enxergar tanto de perto quanto para longe.
Elas são ideais até mesmo para aquelas pessoas que não gostam de utilizar óculos. Sua vantagem é que o usuário não precisará utilizar dois óculos para enxergar bem em distâncias diferentes.
Estas lentes são divididas com o grau para longe na parte de cima e para perto na parte de baixo dos óculos.
A grande vantagem deste recurso, além do aspecto vaidade (ela não denuncia a idade avançada através da divisão aparente nas lentes Bifocais), ela permite uma visão intermediária do grau para longe para o grau para perto.
A partir dos anos 50 uma rede, Óticas Fluminense, passou a importar para o Brasil, as Lentes Multifocais Varilux, recém desenvolvidas na França.
Lentes multifocais
A lente multifocal é a única que possui três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe.
Além disso, ela também possui múltiplos pontos focais, conseguindo proporcionar uma transição progressiva de um grau para o outro.
Ou seja, tanto a lente bifocal quanto a multifocal são recomendadas para as pessoas que sofrem de presbiopia, mais conhecida como vista cansada.
Mais um destaque para o SMR, com o sistema em ação podemos marcar as lentes com mais precisão para serem centralizadas corretamente na armação.